Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 03/08/2018

Liturgia Diária 03/08/2018 – 17ª Semana do Tempo Comum – Sexta-feira

Primeira Leitura

Primeira Leitura (Jr 26,1-9)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias

1No início do reinado de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, foi comunicada da parte do Senhor esta palavra, que dizia: 2“Assim fala o Senhor: Põe-te de pé no átrio da casa do Senhor e fala a todos os que vêm das cidades de Judá, para adorar o Senhor no templo, todas as palavras que eu te mandei dizer. Não retires uma só palavra; 3talvez eles as ouçam e voltem do mau caminho, e eu me arrependa da decisão de castigá-los por suas más obras.

4A eles então dirás: Isto diz o Senhor: Se não vos dispuserdes a viver segundo a lei que vos dei, 5a escutar as palavras dos meus servos, os profetas, que eu vos tenho enviado com solicitude e para vossa orientação, e que vós não tendes escutado, 6farei desta casa uma segunda Silo e farei desta uma cidade amaldiçoada por todos os povos da terra”.

7Os sacerdotes e profetas, e todo o povo presente ouviram Jeremias dizer estas palavras na casa do Senhor. 8Quando Jeremias acabou de dizer tudo e que o Senhor lhe ordenara falasse a todo o povo, prenderam-no os sacerdotes, os profetas e o povo, dizendo: “Este homem tem que morrer! 9Por que dizes, em nome do Senhor, a profecia: ‘Esta casa será como Silo, e esta cidade será devastada e vazia de habitantes?’” Todo o povo juntou-se contra Jeremias na casa do Senhor.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 68)

— Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.

— Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.

— Mais numerosos que os cabelos da cabeça, são aqueles que me odeiam sem motivo; meus inimigos são mais fortes do que eu; contra mim eles se voltam com mentiras! Por acaso poderei restituir alguma coisa que de outros não roubei?

— Por vossa causa é que sofri tantos insultos, e o meu rosto se cobriu de confusão; eu me tornei como um estranho a meus irmãos, como estrangeiro para os filhos de minha mãe.

— Pois meu zelo e meu amor por vossa casa me devoram como fogo abrasador; e os insultos de infiéis que vos ultrajam recaíram todos eles sobre mim!

— Por isso elevo para vós minha oração, neste tempo favorável, Senhor Deus! Respondei-me pelo vosso imenso amor, pela vossa salvação que nunca falha!

Evangelho

Evangelho (Mt 13,54-58)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

Necesitamos sembrar el Evangelio, porque es ese el papel del apóstol: evangelizar y sembrar el Evangelio que recibió en tu corazón

“Pero nosotros llevamos ese tesoro en recipientes de barro, para que se vea bien que este poder extraordinario no procede de nosotros, sino de Dios” (2 Cor 4, 7).

Celebramos, hoy, el apóstol Santiago. El Tiago que celebramos, hoy, es hermano de Juan evangelista, y todos ellos estaban cerca de Jesús en los primeros llamados para el seguimiento del Maestro. Siempre que Jesús realizaba cosas más íntimas, invitaba los tres: Pedro, Tiago y Juan.

Cuando celebramos los seguidores de Jesús, la Palabra que viene a nuestro encuentro es esta que Pablo dirige a los Coríntios: “Traemos ese tesoro en vasos de barro, para que todos reconozcan que este poder extraordinario viene de Dios y no de nosotros.

El apóstol esta revestido de fragilidad humana, él reconoce su debilidad, y todo que él hace y predica no es de él, pero de Dios. El apóstol es instrumento del Señor, para que la gracia de Él llegue a los corazones.

Jesús necesitó, primeramente, de estos doce apóstoles, que simbolizan las doce apóstoles, que simbolizan las doce tribus de Israel, que se cerraron y, ahora, por los apóstoles, se abren para todo el mundo. El mundo habitado va recibir la Palabra de Dios por el testimonio de vida de estos apóstoles, cada uno va para un rincón del mundo, cada uno va llevar la Palabra del Evangelio para que ella llegue a los corazones. El apostolado se multiplico. De esos doce, vinieron más doce, y el Evangelio llegó hasta nosotros. Una vez que nosotros entramos en la escuela de Jesús y nos convertimos en discípulos de Él, necesitamos ser apóstoles.

El discipulo es aquel que recibio, el apóstol es aquel que lleva. El discípulo es aquel que aprende, el aspóstol es aquel que enseña. Un apóstol nunca puede dejar de ser discípulo, de aprender en la escuela de Jesús, pero él también no puede renunciar a su apostolado. En la fragilidad humana, él debe llevar el Evangelio a los corazones.

Tiago es venerado en España, porque la tradición más antigua dice que él fue predicar el Evangelio allí. En el mundo hispánico, el Evangelio llego a América Latina y al mundo en que estamos.

La Palabra se expande y no sabemos donde ella llega. Necesitamos sembrar el Evangelio, porque ese es el papel del apóstol: evangelizar y sembrar el Evangelio que recibió en su corazón.

¡Dios te bendiga!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/es/homilia/o-apostolo-de-deus-deve-levar-o-evangelho-ao-proximo/?sDia=25&sMes=07&sAno=2018