Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Liturgia diária › 07/07/2018

Liturgia Diária 07/07/2018 – 13ª Semana do Tempo Comum – Sábado

Primeira Leitura

Primeira Leitura (Am 9,11-15)

Leitura da Profecia de Amós.

Assim diz o Senhor: 11Naquele dia, reerguerei a tenda de Davi, em ruínas, e consertarei seus estragos, levantando-a dos escombros, e reconstruindo tudo, como nos dias de outrora; 12deste modo possuirão todos o resto de Edom e das outras nações, que são chamadas com o meu nome, diz o Senhor, que tudo isso realiza.

13Eis que dias virão, diz o Senhor, em que se seguirão de perto quem ara e quem ceifa, o que pisa as uvas e o que lança a semente; os montes destilarão vinho e as colinas parecerão liquefazer-se. 14Mudarei a sorte de Israel, meu povo, cativo; eles reconstruirão as cidades devastadas, e as habitarão, plantarão vinhas e tomarão o vinho, cultivarão pomares e comerão seus frutos. 15Eu os plantarei sobre o seu solo e eles nunca mais serão arrancados de sua terra, que eu lhes dei”, diz o Senhor teu Deus.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 84)

— O Senhor anunciará a paz para o seu povo.

— O Senhor anunciará a paz para o seu povo.

— Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração.

— A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.

— O Senhor nos dará tudo o que é bom, e nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.

Evangelho

Evangelho (Mt 9,14-17)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” 15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão.

16Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. 17Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Homilia

Quando aprendemos algo novo, não estamos desprezando o que já aprendemos, mas ampliando o novo que aprendemos

“Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam” (Mateus 9,16-17).

O que é novo vamos colocar no que é novo, porque se colocarmos algo novo naquilo que está velho, tornamos aquilo que está novo em velho; e se estiver estragado, estraga também. Vinho novo precisa de um vasilhame novo; numa roupa nova vamos colocar um remendo novo.

.:Participe do Aprofundamento ‘Estudo Orante da Bíblia’ com padre Roger Araújo

Aquilo que o Mestre está dando como comparação proverbial é para nos ensinar como devemos acolher o Reino de Deus. Desculpe-me se a minha mentalidade é velha, se os meus conceitos são velhos e arcaicos, não estou desprezando o que é velho e arcaico. Tudo precisa ser renovado, revisto, revisado para que seja sempre atualizado. Nunca desprezando, mas renovando e, assim, a graça de Deus em nós vai ser sempre nova.

Muitas pessoas se apegam ao passado, a alguma situação, àquilo que aprenderam, e não querem aprender mais nada, não se abrem para ampliar o que aprenderam. Quando aprendemos algo novo, não estamos desprezando o que já aprendemos, mas estamos ampliando, tendo uma consideração maior pelo novo que aprendemos.

Quem conheceu o Antigo Testamento, quem sabe de tudo e viveu a antiga Lei, não é para desprezar a antiga Lei, mas é para aperfeiçoar com a nova Lei, com a plenitude da Lei que já aprendeu. Assim vale para a nossa vida: não sejamos pessoas de mente arcaica, de mente atrasada. Não vivamos somente de um passado, tragamos o passado para o hoje e para o agora.

O Evangelho é sempre Boa Nova e muitos não puderam acolher a Boa Nova de Jesus, porque ficaram somente no passado e no que já sabiam. Aprendemos tanto com pessoas que, às vezes, não damos nada por elas. Aprendemos com as crianças, com o idoso, com uma pessoa de rua, com o irmão que vem com a sua simplicidade de vida derrubar nossos conceitos, nossas teorias de vida e tudo que aprendemos. 

Só aprendemos o novo que o outro nos ensina se o coração for revestido pela humildade, que é a novidade do Evangelho que derruba todos os conceitos para que o Espírito sopre onde quer que esteja, sempre nos renovando, atualizando e colocando-nos aos pés do Mestre Jesus.

Deus abençoe você!

Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/homilia/so-aprendemos-o-novo-se-o-nosso-coracao-estiver-revestido-de-humildade/?sDia=7&sMes=07&sAno=2018