
Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490
(12) 3966-1081Liturgia Diária 28/04/2019 – 2º Domingo da Páscoa
Primeira Leitura
Primeira Leitura (At 5,12-16)
Leitura dos Atos dos Apóstolos:
12Muitos sinais e maravilhas eram realizados entre o povo pelas mãos dos apóstolos. Todos os fiéis se reuniam, com muita união, no Pórtico de Salomão.
13Nenhum dos outros ousava juntar-se a eles, mas o povo estimava-os muito.
14Crescia sempre mais o número dos que aderiam ao Senhor pela fé; era uma multidão de homens e mulheres. 15Chegavam a transportar para as praças os doentes em camas e macas, a fim de que, quando Pedro passasse, pelo menos a sua sombra tocasse alguns deles.
16A multidão vinha até das cidades vizinhas de Jerusalém, trazendo doentes e pessoas atormentadas por maus espíritos. E todos eram curados.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Responsório (Sl 117)
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!”
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!”
— A casa de Israel agora o diga:/ “Eterna é a sua misericórdia!’/ A casa de Aarão agora o diga:/ “Eterna é a sua misericórdia!”/ Os que temem o Senhor, agora o digam:/ “Eterna é a sua misericórdia!”
— “A pedra que os pedreiros rejeitaram/ tornou-se agora a pedra angular./ Pelo Senhor é que foi feito tudo isso:/ Que maravilhas ele fez a nossos olhos!/ Este é o dia que o Senhor fez para nós,/ Alegremo-nos e nele exultemos!
— Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação,/ ó Senhor,/ dai-nos também prosperidade!”/ Bendito seja,/ em nome do Senhor,/ aquele que em seus átrios vai entrando!/ Desta casa do Senhor vos bendizemos./ Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!
Segunda Leitura
Segunda Leitura (Ap 1,9-11a.12-13.17-19)
Leitura do Livro do Apocalipse de São João:
9Eu, João, vosso irmão e companheiro na tribulação, e também no reino e na perseverança em Jesus, fui levado à ilha de Patmos, por causa da Palavra de Deus e do testemunho que eu dava de Jesus.
10No dia do Senhor, fui arrebatado pelo Espírito e ouvi atrás de mim uma voz forte, como de trombeta, 11aa qual dizia: “O que vais ver, escreve-o num livro”.
12Então voltei-me para ver quem estava falando; e ao voltar-me, vi sete candelabros de ouro. 13No meio dos candelabros havia alguém semelhante a um “filho de homem”, vestido com uma túnica comprida e com uma faixa de ouro em volta do peito.
17Ao vê-lo, caí como morto a seus pés, mas ele colocou sobre mim sua mão direita e disse: “Não tenhas medo. Eu sou o Primeiro e o Último, 18aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para sempre. Eu tenho a chave da morte e da região dos mortos.
19Escreve pois o que viste, aquilo que está acontecendo e que vai acontecer depois”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Evangelho
Anúncio do Evangelho (Jo 20,19-31)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!
19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.
20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.
21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.
22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”.
24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!”
Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.
26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”.
27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”.
28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!”29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”
30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Homilia
“Si ustedes permanecen fieles a mi palabra, serán verdaderamente mis discípulos: conocerán la verdad y la verdad los hará libres” (Jn 8, 31-32).
Permanecer en Jesús es permanecer en Su Palabra, escuchando, aguardando y practicando la Palabra de Jesús. Un buen discípulo es aquel que escucha su maestro; un buen hijo es aquel que escucha sus padres; un buen paciente es aquel que escucha su médico. El buen médico, el buen padre, aquel que, de verdad, nos guía para la salvación es Jesús.
Dejémonos ser guiados por Jesús escuchando Su Palabra, permaneciendo en Él, porque podemos quedar un tiempo con Él, escuchando a Él a veces, pero eso no nos salva. Lo que nos salva es permanecer en Él sin salir de Él, permanecemos en la Palabra de Él sin abandonar.
Necesitamos escuchar la Palabra de Jesús aún cuando no estamos con ella en la mano. En todas las circunstancias que vivimos en esta vida, lo mucho que necesitamos es dar atención a la Palabra de Jesús, porque es palabra que salva, liberta y nos da sabiduría.
Si permanecemos en la Palabra, vamos ser, de verdad, discípulos de Jesús. Sino permanecemos en la Palabra, vamos ser malos discípulos o ni vamos ser Sus discípulos. Permaneciendo en Él, conocemos la verdad. ¿Que es la verdad? No es la verdad que creemos que es la verdad tampoco la verdad que los demás nos enseñan.
Es Jesús que, verdaderamente, nos salva y nos liberta
Existe una única verdad: a quien viene de Dios, que ilumina y liberta, la verdad que nos arranca de la oscuridad del mal y nos pone en la presencia del verdadero bien, que es Dios. Dejémonos ser libertos y salvos por Jesús, libertos en el verdadero y bueno sentido de la liberación, no más en la esclavitud de nada tampoco de nadie, ni de casa ni de ninguna situación.
¡Que belleza este tiempo de la gracia que se llama Cuaresma! Miro para todos nosotros, que nos propusimos a vivir penitencias, renuncias y mortificaciones … ¡Que todo eso sea proclamación de nuestra libertad! Si hicimos todas las cosas, pero no escuchamos Jesús, no vamos ser libertos. Volvemos hasta comer más que comíamos, a hacer más mal que hacíamos, porque solo quien nos liberta del mal es Jesús.
Que la Palabra de Él permanezca en nosotros y nosotros permanecemos en Él, porque es Jesús quien, verdaderamente, nos salva y liberta,
¡Dios te bendiga!
Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/es/homilia/jesus-e-a-unica-verdade-que-liberta-a-nossa-vida/?sDia=10&sMes=04&sAno=2019