
Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490
(12) 3966-1081Liturgia Diária 29/04/2019 – 2ª Semana da Páscoa – Segunda-feira
Primeira Leitura
Primeira Leitura (At 4,23-31)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 23logo que foram postos em liberdade, Pedro e João voltaram para junto dos irmãos e contaram tudo o que os sumos sacerdotes e os anciãos haviam dito. 24Ao ouvirem o relato, todos eles elevaram a voz a Deus, dizendo: “Senhor, tu criaste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe. 25Por meio do Espírito Santo, disseste através do teu servo Davi, nosso pai: ‘Por que se enfureceram as nações, e os povos imaginaram coisas vãs? 26Os reis da terra se insurgem e os príncipes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu Messias’. 27Foi assim que aconteceu nesta cidade: Herodes e Pôncio Pilatos uniram-se com os pagãos e os povos de Israel contra Jesus, teu santo servo, a quem ungiste, 28a fim de executarem tudo o que a tua mão e a tua vontade haviam predeterminado que sucedesse.
29Agora, Senhor, olha as ameaças que fazem e concede que os teus servos anunciem corajosamente a tua palavra. 30Estende a mão para que se realizem curas, sinais e prodígios por meio do nome do teu santo servo Jesus”. 31Quando terminaram a oração, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos, então, ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Responsório (Sl 2)
— Felizes hão de ser todos aqueles que põem sua esperança no Senhor.
— Felizes hão de ser todos aqueles que põem sua esperança no Senhor.
— Por que os povos agitados se revoltam? Por que tramam as nações projetos vãos? Por que os reis de toda a terra se reúnem e conspiram os governos todos juntos contra o Deus onipotente e o seu Ungido? “Vamos quebrar suas correntes”, dizem eles, “e lançar longe de nós o seu domínio!”
— Ri-se deles o que mora lá nos céus; zomba deles o Senhor onipotente. Ele, então, em sua ira os ameaça, e em seu furor os faz tremer, quando lhes diz: “Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei, e em Sião, meu monte santo, o consagrei!”
— O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: “Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei! Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de dominá-los, e quebrá-los como um vaso de argila!”
Evangelho
Evangelho (Jo 3,1-8)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.
3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?”
5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. 7Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Homilia
“Si ustedes permanecen fieles a mi palabra, serán verdaderamente mis discípulos: conocerán la verdad y la verdad los hará libres” (Jn 8, 31-32).
Permanecer en Jesús es permanecer en Su Palabra, escuchando, aguardando y practicando la Palabra de Jesús. Un buen discípulo es aquel que escucha su maestro; un buen hijo es aquel que escucha sus padres; un buen paciente es aquel que escucha su médico. El buen médico, el buen padre, aquel que, de verdad, nos guía para la salvación es Jesús.
Dejémonos ser guiados por Jesús escuchando Su Palabra, permaneciendo en Él, porque podemos quedar un tiempo con Él, escuchando a Él a veces, pero eso no nos salva. Lo que nos salva es permanecer en Él sin salir de Él, permanecemos en la Palabra de Él sin abandonar.
Necesitamos escuchar la Palabra de Jesús aún cuando no estamos con ella en la mano. En todas las circunstancias que vivimos en esta vida, lo mucho que necesitamos es dar atención a la Palabra de Jesús, porque es palabra que salva, liberta y nos da sabiduría.
Si permanecemos en la Palabra, vamos ser, de verdad, discípulos de Jesús. Sino permanecemos en la Palabra, vamos ser malos discípulos o ni vamos ser Sus discípulos. Permaneciendo en Él, conocemos la verdad. ¿Que es la verdad? No es la verdad que creemos que es la verdad tampoco la verdad que los demás nos enseñan.
Es Jesús que, verdaderamente, nos salva y nos liberta
Existe una única verdad: a quien viene de Dios, que ilumina y liberta, la verdad que nos arranca de la oscuridad del mal y nos pone en la presencia del verdadero bien, que es Dios. Dejémonos ser libertos y salvos por Jesús, libertos en el verdadero y bueno sentido de la liberación, no más en la esclavitud de nada tampoco de nadie, ni de casa ni de ninguna situación.
¡Que belleza este tiempo de la gracia que se llama Cuaresma! Miro para todos nosotros, que nos propusimos a vivir penitencias, renuncias y mortificaciones … ¡Que todo eso sea proclamación de nuestra libertad! Si hicimos todas las cosas, pero no escuchamos Jesús, no vamos ser libertos. Volvemos hasta comer más que comíamos, a hacer más mal que hacíamos, porque solo quien nos liberta del mal es Jesús.
Que la Palabra de Él permanezca en nosotros y nosotros permanecemos en Él, porque es Jesús quien, verdaderamente, nos salva y liberta,
¡Dios te bendiga!
Fonte: Homilia Canção Nova https://homilia.cancaonova.com/es/homilia/jesus-e-a-unica-verdade-que-liberta-a-nossa-vida/?sDia=10&sMes=04&sAno=2019