Rua Ângelo Belmiro Pintus, 320 - Campo dos Alemães São José dos Campos/SP - CEP: 12234-490

(12) 3966-1081
contato@ppsocorro.com.br
Padroeira

Quadro ícone Nossa Senhora Perpetuo Socorro

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Esse título foi dado a Maria pelos cristãos em homenagem e agradecimento à sua atenção constante e perpétua para com a humanidade. Perpétuo Socorro significa socorro eterno, socorro sempre, socorro de quem nunca esquece e nem abandona seus filhos. Assim é o Perpétuo Socorro de Maria.

Conta-se que sua história teve início com um homem que ganhava a vida como comerciante e roubou a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no século XV. Quis vendê-la em Roma, mas durante a travessia do mar Mediterrâneo, uma violenta tempestade quase fez o navio naufragar.

Em Roma, adoeceu. Depois, arrependido, contou a um amigo sua história e pediu para que devolvesse o *ícone a uma Igreja para que pudesse ser venerado pelos fiéis.

A esposa desse amigo não quis devolvê-la. Porém, depois de ficar viúva, uma aparição de Nossa Senhora para sua filha de seis anos mudou os rumos da história. Ela apareceu dizendo para que o quadro fosse colocado na Igreja de São Mateus, situada entre as basílicas de Santa Maria Maior e São João de Latrão, sob o título de Perpétuo Socorro.

No dia 27 de março de 1499, o *ícone foi entronizado na Igreja de São Mateus, ficando lá por mais de 300 anos. No século XVIII, quando a igreja foi destruída pela invasão dos franceses, os Agostinianos que guardavam a obra, levaram-na para um lugar oculto onde ficou esquecida por 30 anos. Porém, um monge agostiniano que tinha muita devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, antes de morrer, contou a história da imagem e da devoção a um coroinha, que tempos depois se tornou padre Redentorista.

Depois de um período, os Redentoristas compraram uma área para construir a Casa Mãe da Congregação e o jovem padre ajudou a reencontrar o *ícone. Com isso, no início de 1866, o Papa Pio IX entregou a imagem aos Redentoristas, recomendando: “Fazei com que todo o mundo conheça esta devoção”. Hoje podemos encontrá-la em Roma na Igreja Santo Afonso e Ligório. Foram feitas, então, muitas cópias do *ícone e assim foi difundida por todas as partes do mundo a devoção à Imaculada sob o título de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!

Oração

Ó Virgem do Perpétuo Socorro, Santa Mãe do Redentor, socorre o teu povo. Concede a todos a alegria de caminhar para o futuro numa consciente e ativa solidariedade com os mais pobres, anunciando de modo novo e corajoso o Evangelho de teu Filho, fundamento e cume de toda a convivência humana que aspira a uma paz justa e duradoura.

Reflexão

No *ícone de Nossa Senhora do perpetuo Socorro nota-se olhar significante de Maria, isto é, o seu olhar está direcionado a quem olha o quadro e, ao mesmo tempo, a sua cabeça indica seu Filho Jesus. Deve-se observar a sandália do Menino que está desatada e mostra seu pé. Conforme a tradição oriental, mostrar a planta do pé é dizer que se é homem. Assim, esta cena indica que Jesus mostra a planta do seu pé para dizer que ele é verdadeiramente homem. Outro ponto importante a se observar, se refere às cores das vestes e seus significados. No quadro Maria se veste com túnica vermelha e manto azul. E o Menino se veste de túnica verde com faixa vermelha e manto ocre. Na simbologia oriental, o verde e o vermelho significam divindade. O azul e o ocre significam humanidade.

Fonte: https://www.miliciadaimaculada.org.br/espiritualidade/santo-do-dia?saintid=739

 

O *ícone original de Nossa Senhora está guardado no altar principal da Igreja de Santo Afonso, em Roma, na Itália.

Igreja de Santo Afonso com o ícone

Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Igreja do Santíssimo Redentor e de Santo Afonso (Foto: Juliana Cardilli/G1)

 

O significado do quadro

No quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, tudo tem seu significado: as cores, as legendas, as atitudes e até os detalhes.

Ícone explicativo

1. Abreviação grega de “Mãe de Deus.”

2. Coroa de ouro: o Quadro original foi coroado em 1867 em agradecimento dos muitos milagres feitos por Nossa Senhora em seu título preferido “Perpétuo Socorro”.

3. Estrela no véu de Maria, a Estrela que nos guia no mar da vida até o pôrto da salvação.

4. Abreviatura de “Arcanjo S. Miguel”.

5. Abreviatura de “Arcanjo S. Gabriel”.

*6. São Miguel apresenta a lança, a vara com a esponja, e o cálice da amargura.

6. A boca de Maria é pequenina, para guardar silêncio, e evitar as palavras inúteis.

**7. São Gabriel com a cruz e os cravos, instrumentos da morte de Jesus.

7. Os olhos de Maria, grandes voltados sempre para nós, afim de ver todas as nossas necessidades.

8. Túnica vermelha, distintivo das virgens no tempo de N.Sra.

9. Abrev. de “Jesus Cristo”.

10. As mãos de Jesus apoiadas na mão de Maria, significando que por ela nos vêm todas as graças.

11. O fundo todo do Quadro é de ouro, e dele esplendem reflexos cambiantes, matizando as roupas e simbolizando a glória do paraíso para onde iremos, levados pelo perpétuo socorro de Maria. ‘O quadro de N. Sra. do Perpétuo Socorro é a síntese da Mariologia”.

12. Manto azul, emblema das mães daquela época. Maria é a Virgem-Mãe de Deus.

13. A mão esquerda de Maria sustendo Jesus: a mão do consolo que Maria estende a todos que a ela recorrem nas lutas da vida.

14. A sandália desatada – símbolo talvez de um pecador preso ainda a Jesus por um fio – o último – a Devoção a N. Senhora!

**Os números 6 e 7 apontam primeiro os anjos e, logo após, a boca e os olhos de Maria.

Fonte: https://paroquiaperpetuosocorro.net/o-icone

 

*ícone do grego eikón. Imagem religiosa. Representação artística de divindade ou de temas religiosos.